quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Metáforas muitafora :)


Santo André
conhecido na tradição ortodoxa como Protocletos (o "primeiro [a ser] chamado"), é um apóstolo cristão, irmão de São Pedro.
O nome "André" (do grego "ανδρεία", andreía, "hombridade" ou "coragem"), parece ter sido comum entre os judeus dos séculos II ou III a.C..
O Novo Testamento registra que Santo André era irmão de São Pedro e que tanto ele quanto seu irmão Pedro eram pescadores, por profissão, e segundo a tradição Jesus teria lhes chamado para serem seus discípulos dizendo que faria deles "pescadores de homens".
André também teria ocupado a mesma casa que Jesus, no início da vida pública deste, em Cafarnaum.
André imediatamente reconheceu Jesus como o Messias, e apressou-se a apresentá-lo a seu irmão. A partir daí os dois irmãos se tornaram discípulos fiéis de Jesus. Numa ocasião posterior, antes do derradeiro chamado ao apostolado, passaram a ser companheiros mais íntimos, e abandonaram todos os seus pertences para seguir Jesus.
André é mencionado nos evangelhos como estando presente em diversas ocasiões de importância, como um dos discípulos mais próximos de Jesus.
Foi para a "terra dos canibais", que hoje são os países que compuseram a ex-União Soviética, região identificada por Cítia, por Eusébio de Cesaréia.
Morreu crucificado numa cruz em forma de X.

Sem comentários:

Enviar um comentário